A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus

um estudo exploratório

Autores

Resumo

De forma geral, as comunidades tendem a manifestar um desejo inerente de interação com o património de modo a conhecer o seu passado e formar a sua identidade. As instituições culturais, como os museus, são vistas enquanto serviços de informação, que devem gerir os seus objetos informacionais de modo a comunicar eficiente e apelativamente o significado dos seus artefactos aos visitantes, proporcionando-lhes através de uma narrativa contextualizada toda uma experiência de aprendizagem enriquecedora e memorável. No entanto, a experiência dos utilizadores é normalmente vista sob uma perspetiva da conceção de tecnologias. Este estudo procura alargar o conceito de experiência ao contacto do visitante com o espaço e contexto do museu. Para tal, procede-se a uma revisão de literatura para o presente estudo, de natureza qualitativa e exploratória, tendo por base pesquisas nas bases de dados de referência Web of Science e ProQuest com o fim de recuperar artigos científicos sobre a experiência dos utilizadores em museus. Enquanto resultado, o sistema tecnológico de informação é apontado como um elemento mediador entre a informação dos objetos e o conhecimento dos visitantes. Defende-se que os museus devem procurar afirmar-se como locais promotores de experiências pessoais de forma a promover o enriquecimento cultural dos visitantes. Embora esta ideia não seja necessariamente inédita, conclui-se que fatores mais ignorados como a tecnologia e o espaço devem constituir critérios-chave dessa afirmação.

Palavras-chave: User experience. Mediação. Museus. Ciência da Informação.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47319/31499

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pereira Pacheco, Universidade de Coimbra

Doutorando em Ciência da Informação. Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra, Portugal.

Maria Cristina Vieira de Freitas, Universidade de Coimbra

Diretora do Mestrado em Ciência da Informação. Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra, Portugal.

Carlos Guardado da Silva, Universidade de Coimbra

Diretor do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação. Faculdade de Letras, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Universidade de Coimbra, Portugal.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos