As competências do bibliotecário em uma rede de bibliotecas escolares para o Estado de Santa Catarina, Brasil

Autores

Resumo

Em estudo decorrente da aprovação, em 2010, no Brasil, de uma Lei Federal que obriga cada escola brasileira a ter uma biblioteca, a categoria profissional no estado de Santa Catarina concebe um modelo de gestão para atender as bibliotecas escolares da rede pública desse Estado. Partindo desse modelo busca-se ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário diante da perspectiva de abertura e incremento de postos de trabalho nas escolas brasileiras, um quadro que nos leva a levantar algumas questões sobre as competências e atribuições desse profissional quando numa rede escolar. Deste modo, abre-se para debate o papel do bibliotecário na educação básica, os limites e as possibilidades de atuação desse profissional, as necessidades de informação da comunidade escolar, e o envolvimento da classe profissional com este tema. Entende-se que a ampliação do fazer desse profissional no contexto escolar contribui para uma maior visibilidade de seu desempenho no cenário da educação brasileira. Diante dessa realidade, este artigo trata sobre o contexto educacional catarinense, o papel do bibliotecário no sistema das profissões, e por fim, sobre as competências desse profissional evidenciadas a partir de um modelo de rede.

Palavras-Chave: Biblioteca escolar.Rede de bibliotecas escolares. Bibliotecário escolar. Competência Profissional. Santa Catarina, Brasil.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52219/31505

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Fioravante, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Miriam Vieira da Cunha

Doutorado em Informação científica e técnica. Conservatoire National des Arts et Metiers, França. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos