Cruzando fronteiras na sociedade da desinformação

a busca dos refugiados por cidadania

Autores

Resumo

A ampliação do acesso e a difusão de informações não colaborou com a paz, segurança e liberdade, não evoluiu para a globalização da solidariedade, da comunhão e do livre fluxo de pessoas. Pelo contrário, as nações emergentes comercialmente e os fluxos pelas fronteiras são tratados, cada vez mais, como um problema e ameaça. Diante deste cenário, o presente artigo procura desenvolver uma análise a partir da identificação de relações entre as migrações humanas e modelos de desinformação, a fim de colaborar com a discussão sobre a busca dos refugiados por cidadania. Trata-se de articulação analítica entre dados coletados de uma pesquisa e os conceitos de desinformação, de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. A partir de narrativas coletadas em um centro de acolhida de refugiados e solicitantes de refúgio, na Cidade do Rio de Janeiro, procura-se relacioná-las às chamadas táticas de desinformação, evidenciando sua influência nos processos de acolhimento humanitário e na luta por cidadania dos refugiados. A consciência sobre as consequências fomentadas pela desinformação desmonta distorções informativas, colaborando para a transformação social como um todo.

Palavras-Chave: Refugiados. Disinformação. Migração. Cidadania.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/50227/31854

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Macedo Nathansohn, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refugiados da Cáritas, Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Brasil.

Anna Cristina Brisola, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Ciência da Informação. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos