Ciência da informação e bibliometria:

mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática educação a distância

Autores

  • Maria Elizabeth O. Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica écondiçãosinequa nonpara fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas.Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para mediressa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência atribuída ao campoda Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudosbibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de pesquisasquequantifiquem os aspectos inerentes à sua produção científica, como acontece com a Educaçãoa Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado naliteratura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos.Este estudo objetivaapresentar uma análise quantitativa da produção científica, em Educação a Distância,no Brasil, publicada em artigos científicos, nos periódicos nacionais da área de Educação. Paratanto:a)apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação ede suasrelações com a Bibliometria ecom alguns fundamentos históricos da Educação a Distância;b) identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1;e, por fim, c) analisa adistribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência,pornúmero de revista, e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos.Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos depesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaramuma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos.Percebeu-se uma tendência decrescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação noperíodo de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas edos planos governamentais, em prol dessa modalidade de educação, no Brasil. Portanto,concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância sãofatores que interferiram na produção científica sobre esse tema, na área da Educação.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Bibliometria. Educação a Distância. Produção científica em periódicos. Universidade Aberta do Brasil.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133/7784

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth O. Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária da Escola Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPG-GOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos