O "maravilhoso número das imagens”

os primeiros “catálogos” de coleções de arte no renascimento

Autores

Resumo

Objetivo:Apresentar e discutir os escritos de Marcantonio Michiel, Anton Francesco Doni, Paolo Giovio e Frei Sabba de Castiglione como exemplos de configuração pioneira de catálogos de Arte. Método:Utiliza os métodos de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, analisando os textos a partir de um conjunto de premissas teóricas sobre o que são listas e catálogos(BALSAMO, 2017; ECO, 2009; OTLET, 1934;SERRAI, 2001).Na premissa discute-se como tais materiais devem ser considerados.Resultado:Observa-se  que  os  autores  selecionados  produziram  textos  que funcionavam  epistemologicamente, contribuindo para a formação do conhecimentoem um campo até então não definido, isso é, o campo da Arte, colocando informações  em  circulaçãoentre,  principalmente,  os  colecionadores  e  os  artistas,  estabelecendo  taxonomias  e  outros processos análogos, na medida em que o estudo desse tipo de genealogias ainda não é muito desenvolvido.Conclusões:Os  textos  apresentados  nãose  apresentam  somente  como  listas,  mas  também  como  narrativas.  Isso colocoua  necessidade  de observar o  uso  da  linguagem  em  suas  formulações  retóricas.  Observamos  que  os  autores utilizam estilos bastante diferentes entre si e, com certeza distantes ainda das fórmulas contemporâneas doscatálogosde  arte.  Tais  diferenças  podem  ser  observadas  quando,  por  exemplo  descrevem  uma  mesma  obra  em  situações  e momentos diferente (como destacamos no caso da descrição de uma fonte presente no museu de Giovio).

Palavras-chave: Bibliografia; Catálogos de Arte; Renascimento; Colecionismo.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76257/44771

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Biografia do Autor

Giulia Crippa, Università di Bologna

Livre Docente em Ciência da Informação Università di Bologna, Dipartimento di Beni Culturali, Campus de Ravenna, Itália.  

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos