Bibliotecas universitárias em um cenário de crise

mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19

Autores

Resumo

A pandemia estabelecida pelo novo Coronavírus traz à tona reflexões sobre o papel mediador das bibliotecas universitárias. Neste contexto, busca-se identificar as bibliotecas universitárias como mediadoras de informação e promotoras do acesso à informação no combate à COVID-19. É uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com pesquisa documental e a realização de revisão bibliográfica no âmbito da mediação da informação, desinformação e novas posturas no acesso à informação, frente à crise mundial. Buscou-se ainda em sites e redes sociais das Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) informações sobre a COVID-19 aos usuários. Os resultados sugerem que o rigor dos sites podem ser um impeditivo para a disseminação de informação em momentos como o de pandemia, que pedem soluções mais rápidas e eficientes, que as redes sociais são uma alternativa à rigidez do site, pois a forma de utilização não esbarra nas relações entre setores administrativos. Indicam ainda, que o Facebook é a rede social mais utilizada pelas bibliotecas, e o Instagram a menos utilizada. Como considerações, tem-se que a COVID-19 evidenciou novas demandas e as bibliotecas, enquanto equipamentos de transformação social, precisam se adaptar para atender às expectativas de sua comunidade. Contudo, no contexto em que vive-se uma pandemia as bibliotecas necessitam refletir e adotar posturas inovadoras no acesso à informação.

Palavras-chave: Biblioteca universitária.Mediação da informação.Competência em informação, COVID-1.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente). Bibliotecária-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Fernando Cruz Lopes, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bibliotecário da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Gisele Aparecida Ribeiro Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Tânia Regina de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos