A produção científica na Universidade Federal do Ceará

considerações bibliométricas para o período de 2009 a 2018

Autores

Resumo

A bibliometria se caracteriza como um estudo quantitativo que tem finalidade de avaliar a Ciência. A presente pesquisa é um estudo bibliométrico da produção científica de artigos da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa utilizou as bases de dados Web of Science e Scopus para a coleta dos dados, com recorte temporal de 2009 a 2018. Os resultados apontam o crescimento da escolha de periódicos em acesso aberto, as publicações da área médica e tecnológica entre as mais citadas e com maior quantitativo de produção e a expansão anual de artigos indexados nas bases pesquisadas. O artigo sugere um conjunto de novas pesquisas a fim de expandir o nível de conhecimento sobre a produção científica na universidade pesquisada.

Palavras-chave: Produção científica. Bibliometria. Universidade Federal do Ceará.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/42448

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wánderson Cássio Oliveira Araújo , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pedro Ivo Silveira Andretta , Universidade Federalde Rondônia (UNIR)

  Professor Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP).

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal doAmazonas (UFAM)

  Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos