Análise cientométrica sobre a produção científica em meditação nos periódicos da Medicina

Autores

Resumo

O estudo tem como objetivo geral analisar a inserção do tema Meditação no núcleo de periódicos científicos da área médica, referentes a cinco países (Estados Unidos; Reino Unido (SCOPUS) e Inglaterra (Web of Science); Índia; Austrália; e Canadá) que lideram o ranking dessa produção científica, que se encontra indexada nas bases Web of Science e SCOPUS. Trata-se de um estudo cientométrico, descritivo, de abordagem quantitativa. O recorte temporal refere-se ao período de 2009 a 2018. A pesquisa analisou o núcleo de periódicos científicos com relação: ao impacto; à procedência; a categoria de assuntos; e identificação dos 15 títulos que mais publicaram sobre o tema. O resultado da pesquisa mostrou que esse núcleo é constituído por periódicos classificados em diversos assuntos da área médica, em ambas as bases. As especialidades que se destacaram foram: a Neurologia (Web of Science) e a Psiquiatria (SCOPUS). Em referência ao impacto verificou-se que a maioria dos títulos é de alto impacto e de procedência de países da América do Norte e Europa. Acredita-se que esse estudo possa contribuir ao revelar padrões de comportamento, por meio dos estudos métricos, a respeito do canal formal utilizado por essa comunidade científica para publicar seus resultados de pesquisa.

Palavras-chave: Cientometria.Terapias complementares.Meditação.Web of Science.Scopus.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43675

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Guirado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Marlene Oliveira , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada II na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rubens Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutor em Ciências pela UNIFESP, com período sandwich na Weill Medical College of Cornell University, New York, USA. Professor Adjunto IV e Vice-Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos