Documento arquivístico de produção cultural

a NOBRADE na representação das informações orgânicas dos figurinos do espetáculo “Amor Barato” do Teatro Castro Alves

Autores

Resumo

Os figurinos possuem valores administrativos e de memória de uma entidade coletiva. São produzidos e utilizados em uma encenação para atender uma produção cultural e registram elementos de informação orgânica, a exemplo da época, do lugar, da cor, do estilo de vida, dentre outros, reproduzindo o contexto das atividades que os geraram. O objetivo desta comunicação é contextualizar os acervos dos figurinos como documentos arquivísticos. É uma investigação de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, por meio de uma observação sistemática no acervo dos figurinos do Teatro Castro Alves em Salvador, Bahia, Brasil. Em relação aos objetivos é exploratória e descritiva, utiliza uma revisão bibliográfica e documental para fundamentar as análises. Os resultados revelam que no contexto de criação dos figurinos encontra-se o vínculo das informações aos princípios da proveniência e da organicidade em razão da função da entidade coletiva. Recomenda-se que esses acervos recebam tratamento arquivístico por meio das áreas e dos elementos da NOBRADE para a efetividade do acesso às informações registradas a partir das indumentárias criadas, recebidas e acumuladas pelas entidades coletivas de produção cultural.

Palavras-chave: Entidades coletivas de produção cultural. Documento arquivístico. NOBRADE. Representação dos acervos de figurino.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43558

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva Conceição , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Arquivista da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão Eletrônica de Documentos – Administração Pública (Unyleya-Grupo W Pós). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Susane Santos Barros , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA .

Francisco José Aragão Pedroza Cunha, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ICI/UFBA) e do Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos