Mediação e difusão em arquivos

inter-relações teóricas

Autores

Resumo

Os arquivos são instituições com diferentes funções para a sociedade e, portanto, precisam ser reconhecidos a partir de diversos processos e práticas arquivísticas. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo geral discutir sobre algumas possibilidades de mediação e difusão em arquivos a partir da inter-relação entre esses conceitos e elucidar as possíveis aproximações entre eles. Como objetivos específicos discorre sobre a mediação e a difusão no âmbito dos arquivos e destaca a necessidade de ampliar a visibilidade tanto dos arquivistas quanto da própria ambiência dos arquivos. Como procedimento metodológico realiza uma pesquisa básica, de caráter exploratório-descritivo, com delineamento bibliográfico. Como resultados considera que, historicamente, na literatura da Arquivologia o conceito de difusão em arquivos é mais utilizado quando comparado ao de mediação da informação. Conclui, a partir da revisão bibliográfica, que existe uma proximidade entre os conceitos de mediação cultural e difusão cultural, mediação pedagógica e difusão educativa, e suas práticas, mas que apresentam demarcações teóricas e conceituais próprias que os distinguem.

Palavras-chave: Mediação da informação.Mediação em Arquivos.Difusão em Arquivo.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43289

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Arlindo dos Santos Neto , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Permanente do Programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos