Memória institucional da UFPB

o arquivo da Faculdade de Medicina da Paraíba (1952-1954)

Autores

Resumo

A sociedade da informação requer das pessoas e das instituições, condições estruturais e habilidades para adquirir informação. As instituições, especialmente aquelas responsáveis por disponibilizar suas informações, adéquam suas atividades para atingir esse propósito. Desse modo, os arquivos, como parte dessas instituições e, ao longo da história, vêm contribuindo para a preservação de suas memórias. Por ser uma instituição pública a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) juntamente com seus profissionais da informação, tem uma imensa responsabilidade social. No presente estudo, busca-se evidenciar a informação como é um componente intermediário entre pessoas dessa sociedade favorecendo mudanças no modo de ser como também no modo como as instituições estruturam suas ações. Conjuntamente analisar a documentação do Arquivo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sendo este, canal para estudo, conhecimento e compreensão de parte da memória institucional da UFPB especificamente do Curso de Medicina.

Palavras-chave: Informação.Memória Institucional.Arquivo.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43676

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Eulina Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Arquivista na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos