Jornal O Semeador como fonte de disseminação de informação da Arquidiocese de Maceió

Autores

Resumo

Trata-se de uma pesquisa realizada com os coordenadores das Pastorais da Comunicação da Arquidiocese de Maceió, cujo objetivo foi identificar a percepção que esses coordenadores têm acerca do jornal impresso O Semeador como fonte oficial de disseminação de informação religiosa dessa Arquidiocese em tempos de evangelização digital. A metodologia utilizada foi bibliográfica e descritiva com uma abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 42 paróquias da Arquidiocese de Maceió, sendo que o instrumento de coleta de dados empregado foi um questionário com os coordenadores das Pastorais de Comunicação. O resultado da pesquisa revelou que os coordenadores da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió avaliaram positivamente o jornal O Semeador e as mídias digitais como instrumento de disseminação de informação religiosa para a evangelização, sendo o Facebook a rede social mais utilizada. Conclui-se que o principal desafio do jornal O Semeador é ser mais reconhecido e valorizado por aqueles que fazem a comunicação nas paróquias.

Palavras-chave: Arquidiocese de Maceió. Disseminação da informação. Fontes de informação. O Semeador.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43610

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Neves Pereira da Silva , Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente atua como Bolsista de Fixação de Recurso Humanos no Projeto Perspectivas e Desafios no Processo de Gestão de Recursos Informacionais em Instituições de Fomento à Pesquisa no Estado de Alagoas.

Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). .

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos