A representação da informação em Saúde Coletiva na perspectiva da formação acadêmica e dos títulos dos trabalhos de pós-graduação

Autores

Resumo

Introdução: O expressivo volume de informações e conhecimentos produzidos nas diversas áreas do conhecimento revela a necessidade de discutir e aperfeiçoar propostas que contribuam para a organização desse acervo documental. Tendo em vista a importante reflexão do processo saúde-doença, é notória a importância da prática profissional em saúde, como possibilidades de desenvolvimento do campo da Saúde Coletiva. Objetivos:  Evidenciar a representação informacional no âmbito da Saúde Coletiva. Investigar a formação acadêmica dos autores de dissertações e teses. Apresentar por meio dos títulos dos trabalhos científicos, os indicadores de assunto, como contribuição para o contexto da saúde pública brasileira. Resultados:  Observa-se que, a área de formação acadêmica do autor, em sua maioria, está relacionada aos indicadores de assuntos das dissertações e teses defendidas e aprovadas. São pesquisas congruentes, com abordagens pertinentes as necessidades de saúde da população. Assim, reforça-se que o profissional que atua no campo da Saúde Coletiva prioriza a promoção, prevenção, recuperação da saúde e articula o campo com saberes, práticas e temáticas de intervençPalavras-chave: 1. Organização da Informação 2.Saúde Coletiva 3.Representação da Informação 4. Saúde Pública ão. Bem como, a aplicação de pressupostos da Ciência da Informação torna-se de grande valia no que diz respeito à recuperação, ao acesso desses objetos informacionais.

Palavras-chave: Organização da Informação.Saúde Coletiva.Representação da Informação.Saúde Pública.

Link: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43781

Palavras-chave: 1. Organização da Informação 2.Saúde Coletiva 3.Representação da Informação 4. Saúde Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Moitinho Lage, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

  Pós -Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos