Comunicação científica:

análise bibliométrica sobre a esquistossomose (1940-1949)

Autores

  • Ana Claudia de Araújo Santos Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a esquistossomose, em relação ao período de 1940 a 1949, em que se concentrou a maior produção de trabalhos, desde a descoberta da doença, no território nacional, até o aumento da contaminação da população por essa verminose. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, de abordagem qualiquantitativa, de natureza documental. O corpus de análise foi de 186 artigos de periódicos nacionais. Constatou-se que o Instituto Oswaldo Cruz teve um papel preponderante no desenvolvimento de pesquisas e expedições científicas voltadas para combater essa endemia e no desenvolvimento de uma ciência experimental.

Palavras-chave: Comunicação científica. Análise bibliométrica. Esquistossomose.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11102

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Araújo Santos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2014). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2009). Foi professora substituta de Museologia do curso de Bacharelado em Museologia da UFPE, no período de 2011 a 2012.1, atualmente é Museóloga da mesma instituição e vice-coordenadora do Laboratório de Expografia - Expolab, do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPE. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Atua na área de organização, documentação e conservação de acervos fotográfico e museológico.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação - DCI/ UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa, Mediação, Acesso, Uso e Impactos da informação.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos