Estudo dos egressos do programa de iniciação científica PIBIC/CNPQ na área da ciência da informação

Autores

  • Edna da Silva Angelo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Carlos Alexandre de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET)

Resumo

O artigo identifica o perfil científico dos bolsistas de iniciação científica PIBIC do CNPq entre os anos de 2001 e 2013 na área de Ciência da Informação do Brasil. O objetivo é verificar se esse fomento está contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa, por meio de uma perspectiva censitária e análise descritiva. Conhecer essa realidade é o tipo de indício para apoiar as políticas públicas de fomento. Analisaram-se as 1.940 bolsas concedidas e o perfil dos 899 bolsistas contemplados. Por fim, certifica a eficácia do investimento na área, que apresenta indicadores maiores que a média global.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Iniciação científica. Pesquisadores.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11124/7788

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna da Silva Angelo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto, MG - Brasil.

Carlos Alexandre de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Montes Claros, MG - Brasil.

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET)

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET) - Divinópolis, MG - Brasil.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos