Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de ciência da informação

Autores

  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Rafael Gonçalves Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Diante das mudanças no processo de comunicação científica provocadas pela internet, a ampliação do acesso ao conhecimento científico vem sendo mais demandado pela sociedade. Assim, buscou-se revelar dados sobre o uso de dois recursos de informação na divulgação científica por periódicos científicos da Ciência da Informação: as redes sociais e as imagens para identificar formas de comunicação com a sociedade. Foi realizado um estudo documental em websitede 14 periódicos científicos da Ciência da Informação. Constatou-se o uso de redes sociais como estratégia de divulgação científica, embora possa se destacar que os periódicos poderiam utilizar mais recursos midiáticos e imagéticos para aumentar a visibilidade das pesquisas divulgadas.

Palavras-chave: Comunicação científica. Divulgação científica. Periódicos científicos. Redes sociais e recursos imagéticos. Ciência da Informação.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11241/7789

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Rafael Gonçalves Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC)/UFMG.

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia. Mestre e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos