Revistas científicas da biblioteconomia e ciência da informação:

uma análise dos plugins open journal system (OJS) e critérios SciELO

Autores

  • Josiane Ribeiro Prestes Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • Simone Machado Firme Universidade Federal do Rio Grande
  • Angélica Conceição Dias Miranda Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Apresenta estudo sobre 21 revistas científicas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a partir do extrato Qualis A1, A2 e B1, com base nos critérios SciELO e na identificação dos plugins Open JOurnal Systems (OJS) habilitados. Quanto aos métodos usados, a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, usou-se 2 instrumentos para coleta de dados. Constatou-se que, das 21 revistas, 10 não têm a totalidade de plugins habilitados. Duas revistas não foram analisadas em decorrência de um link quebrado. Quanto aos critérios Qualis, é possível afirmar que algumas revistas, com extratos significativos, apresentaram inflexibilidade com resultados não favoráveis, os quais trazem uma reflexão: “até que ponto esses critérios influenciam na mudança de extrato, todos detalhados nas considerações da presente pesquisa?”.

Palavras-chave: Revistas científicas. Critérios de qualidade. Plugins OJS. Comunidade científica.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11318/7791

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Ribeiro Prestes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.  Atuou como assistente de Editor do Portal de Periódicos da FURG. Foi Bolsista e Monitora do Repositório Institucional da FURG. Assistente de Editor na Revista Diversidade e Educação.

Simone Machado Firme, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2013) e graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (1998). E Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) também pela FURG (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Métodos Quantitativos e Bibliometria e Cientometria. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação em ciências; extensão universitária, biblioteca escolar, biblioteca universitária, serviços e atividades curriculares complementares. Dentro dos estudos sobre Produção do Conhecimento tem experiência em Comunicação e Produção Científica.

Angélica Conceição Dias Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos