Características dos repositórios de dados científicos no brasil

Autores

  • Lucas Nóbrega Paganine Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Resumo

O objetivo do estudo em questão é observar e descrever os repositórios de dados científicos no Brasil. Para tanto Foi realizada uma análise descritiva iniciada a partir de um levantamento na plataforma re3data. Esse levantamento resultou nos nove repositórios de dados científicos do Brasil ali cadastrados. A análise foi orientada pela metodologia desenvolvida, adaptada a partir as características essenciais de um repositório científico apontadas em Rodrigues et al. (2010). As características foram adaptadas para a realidade dos dados de pesquisa e então organizadas em categorias (Armazenamento, Descrição e Apresentação dos itens). O baixo número de repositórios, não padronização e inconformidade com padrões internacionais estabelecidos são indicativos de que a realidade Brasileira ainda não está preparada adequadamente para lidar com as questões surgindo.

Palavras-chave: Repositório de dados. Dados de pesquisa. re3data

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11132/7793

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Nóbrega Paganine, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Pós-graduado lato sensu em Gestão Pública pela Faculdade Unyleya. Bolsista pesquisador do Programa de Capacitação Institucional–modalidade Desenvolvimento/categoria D (PCI-D/D) no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Bianca Amaro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (UPF)–Espanha. Coordenadora do Programa Brasileiro de Acesso Aberto no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Ganhadora do prêmio internacional Electronic Publishing Trust for Development (EPT 2015).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos