Os programas de pós-graduação da Área I, da Universidade Federal da Bahia, e a relação com o repositório institucional

Autores

  • Davilene Souza Santos Universidade Federal da Bahia
  • Flávia Goulart Mota Garcia Rosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada com os programas de Pós-Graduação da Área I da Universiddae Federal da Bahia e o Repositório Institucional, no que diz respeito a disponibilização de conteúdo. Com uma abordagem quali-quantitativa os procedimentos de coleta de dados incluíram: a aplicação de um questionário aos coordenadores dos programas, observação sistemática das homepage dos programas e verificação da disponibilização de conteúdo no repositório. Constatamos que oito programas dos 24 analisados têm atuado de forma satisfatória junto ao repositório, ao disponibilizarem mais de 100 documentos no espaço destinado à sua comunidade acadêmica no repositório.

Palavras-chave: Comunicação científica. Repositório Institucional. Programas de Pós-graduação. Universidade Federal da Bahia.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11092/7800

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davilene Souza Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2007). Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdades Integradas Olga Mettig-FAMETTIG (2011). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Bahia, lotada na Superintendência de Tecnologia da Informação - STI. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (PPGEISU/UFBA). Graduanda em Pedagogia.

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia, responsável pela implantação do Repositório Institucional da UFBA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, e diretora de comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação cientifica e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação cientifica, acesso aberto, universidade, atividade editorial, acesso à informação e editoração. 

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos