Biblioteca escolar inclusiva

análise acerca do transtorno do espectro autista

Autores

  • Renata Kelly Oliveira Sampaio Escola Espaço Aberto
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará

Resumo

O crescimento vertiginoso de pessoas autistas origina desafios para a sociedade como um todo e, a biblioteca escolar não poderia se eximir de tais responsabilidades. No Brasil, os dados referentes ao autismo serão revelados pela primeira vez no Censo 2020, pois o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estão realizando o levantamento do censo voltado para este público. O artigo apresenta uma análise sistemática realiza na produção científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre a temática - o transtorno do espectro autista e a atuação da biblioteca escolar. Com intuito de identificar as ações inclusivas que podem ser propostas na biblioteca para a inclusão destes alunos. O percurso metodológico utilizado foi à revisão sistemática da literatura de 17 artigos recuperados na Base de Dados em Ciência da Informação, para a análise dos dados foi utilizado o método da análise temática. Os resultados apontaram uma carência de publicações sobre transtorno do espectro autista na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Constatamos que a inclusão desses alunos é um campo riquíssimo e desafiador para investigações futuras.  As tecnologias assistivas, recursos lúdicos e a educação continuada do bibliotecário são grandes aliadas para uma biblioteca escolar inclusiva.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Biblioteca Escolar. Biblioteca Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Atuação Bibliotecária

Link: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/10302/6734

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Kelly Oliveira Sampaio, Escola Espaço Aberto

Bibliotecária Escolar. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação. Docente do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos