Avaliação extrínseca mediante a interconsistência nos catálogos das bibliotecas universitárias da Amazônia brasileira

UFPA, UFOPA, IFPA e UFRA

Autores

  • Letícia Lima Sousa Universidade Federal do Pará
  • Franciele Marques Redigolo Universidade Federal do Pará
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Pará
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Objetivo:  Analisar a  consistência da  indexação  em  catálogos online  das  BUs  da  Universidade  do  Estado  do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Metodo: Mensurar o grau de consistência entre os registros utilizando a avaliação extrínseca mediante a interconsistência em catálogos online. Calculou-se o índice de consistência rígido e relaxado entre os registros por meio da equação de consistência adaptada  por Gil Leiva (2008), a partir da fórmula  de Hooper (1965), e readaptada no presente estudo para abranger uma amostra de 10 ensaios obtidos nos catálogos das seis BUs analisadas. Resultado: O  índice  de  consistência  rígido é baixo  em  relação ao  índice de consistência  relaxado  que apresentou valores  maiores,  pois o índice  de  consistência  rígido  apresenta  um  intervalo que  varia 5,83 a  3,33.  Já o índice  de consistência relaxado apresentou maior variação com um intervalo de 33,5 a 19,5. Verifica que o índice de consistência rígido apresenta média de 24,8 e o índice de consistência relaxado tem média de 24,05%. Conclusões:  A  catalogação de  assuntos  apresenta  em  alguns  momentos  termos  concordantes  e  divergentes nos catálogos online das BUs. A variação na atribuição dos termos entre os indexadores se deve a inexistência de política de indexação formalizada. Constata a validade da avaliação extrínseca mediante a interconsistência para verificação do grau de consistência dos registros.

Palavras-chave: Indexação. Avaliação da interconsistência. Índice rígido. Índice relaxado. Catálogos online

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e67958/42956

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Lima Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Ciência da Informação, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - Faculdade de Biblioteconomia.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutorado em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil. Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciência  da Comunicação Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, Brasil. Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Departamento de Ciência da Informação).

Publicado

2021-03-19

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos