Enriquecimento semântico para a disponibilização de dados abertos

teoria e prática

Autores

  • Emanuelle Torino Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Caio Saraiva Coneglian Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade de São Paulo (USP)
  • Gustavo Lunardelli Trevisan Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Leonardo Castro Botega Universidade Estadual Paulista – Unesp
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista - Unesp

Resumo

Objetivo: Apresentar o processo de formalização necessário à disponibilização de dados abertos no contexto do linked open data, utilizando-se, neste caso, dados que estão no contexto da pesquisa científica.   Método: Para a elaboração do estudo, foram selecionados três datasets, dois disponíveis no portal Dados Abertos CAPES  e  o  terceiro,  consiste  dos  dados  do Open  Researcher  and  Contributor  ID  (ORCID).  Como  procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico-conceitual do estudo e a pesquisa descritiva para explorar e fornecer informações quanto ao processo de enriquecimento de dados abertos.  Resultado: Apresenta como resultado a descrição do processo necessário à disponibilização de um conjunto de dados enriquecido, a partir da modelagem e estruturação, pronto para a conversão ferramental e recuperação. Conclusões: A partir desse estudo, é possível visualizar como ocorre o processo de enriquecimento semântico de dados  no  contexto  do linked  open  data,  abarcando  a  seleção,  análise,  processamento  e  preparação  visando  a disponibilização, o uso e o reuso.

Palavras-chave: Dados Abertos. Ligação de Dados. Enriquecimento semântico.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e67991/42954

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Torino, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutorando em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Docente do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM).

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciência da Informação. Docente - Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – Unesp.

Gustavo Lunardelli Trevisan, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutorando em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Leonardo Castro Botega, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Doutor em Ciência da Computação Docente do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – Unesp.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutora em Ciência da Informação Docente. Universidade Estadual Paulista - Unesp, Departamento de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos