Gestão de protocolo:

uma proposta teórica de novos modelos organizacionais para a Administração Pública

Autores

  • Renata Lira Furtado Universidade Federal do Pará
  • Felipe César Almeida dos Santos Universidade Federaldo Pará

Resumo

Introdução: No contexto da Gestão de Documentos faz-se necessário compreender a relevância do serviço de Protocolo e as possibilidades de otimizar seus processos com a adaptação e implementação de modelos organizacionais nesses serviços. 
Objetivo: Demonstrar novos modelos organizacionais para a realização das atividades de Protocolo. Utilizando-se dos debates teóricos sob o Protocolo, centralização, descentralização e desconcentração na perspectiva da Arquivologia, a fim de elencar os elementos que respaldam a importância da utilização dos modelos organizacionais no Protocolo e entender como a escolha de um modelo afetará o programa de gestão de documentos de uma organização e elencar possíveis entraves que poderão ocorrer com a implementação de cada modelo.
Metodologia: Pesquisa Bibliográfica em documentos impressos e eletrônicos, com autores da Arquivologia e Administração acerca das temáticas Gestão de documentos, Protocolo e Modelos organizacionais.
Resultados: A pesquisa apresenta vantagens e desvantagens dos modelos organizacionais em uma possível aplicação em um serviço de Protocolo.
Conclusões: A partir das discussões abordadas foi possível observar a intrínseca relação de codependência entre a Gestão Documental e o serviço de Protocolo, ressaltando a necessidade de uma atenção singular para com a aplicação de um modelo organizacional que possibilite maximizar a funcionalidade e a eficácia na prestação dos serviços.

Palavras-chave:  Protocolo; Arquivos; Gestão de Documentos; Modelos Organizacionais

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37100

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(UNESP). Docente no Programa de Pós Graduação em Ciência da informação da Universidade
Federal do Pará.

Felipe César Almeida dos Santos, Universidade Federaldo Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal
do Pará (PPGCI-UFPA)

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos