Avaliação de documentos em instituições públicas de Ensino Superior de Florianópolis – SC:

panorama de uma década

Autores

  • Iuri Ianiski de Moura Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A avaliação de documentos é uma atividade essencial da gestão documental, constituindo-se de uma função arquivística responsável em identificar valores para os documentos, visando estabelecer prazos de guarda e destinação para a documentação. As instituições de ensino também se vêem diante de problemas gerados pelo aumento contínuo de documentos, principalmente as instituições públicas. Desta forma, no ano de 2009, durante o Curso de Pós-Graduação a Distância Especialização Gestão em Arquivos, da Universidade Federal de Santa Maria, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo investigar as políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis – SC. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde por meio de questionário, foram coletados os dados em três instituições de ensino. Dez anos depois, em 2019, o mesmo questionário foi aplicado novamente nas três instituições objeto da pesquisa, visando identificar as evoluções ocorridas no período.

Palavras-chave:  Avaliação de documentos; Arquivística; Instituições de ensino superior; Tabela de temporalidade de Documentos; Comissão permanente de avaliação de documentos

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38558
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Ianiski de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal
de Santa Catarina (PGCIN-UFSC). Arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC).

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Documentação: Arquivos e Bibliotecas em Entorno Digital pela Universidade Carlos
III de Madrid. Professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN). Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PEGECINUFSC).

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos