Competência informacional do bibliotecário no planejamento de cursos em educação a distância
Resumo
Introdução: A Educação a Distância (EaD) como práxis social estimula reflexões sobre a realidade e, consequentemente, quando necessário, pode gerar mudanças em benefício da sociedade. No entanto, para que a modalidade seja compreendida dessa maneira, é necessário o planejamento de conteúdos voltados para a reflexão crítica, alinhando-se teoria e prática. Assim, a presença do bibliotecário no planejamento torna-se primordial, pois ele enquanto mediador da informação e profissional que conhece os usuários, contribui para que os estudantes saibam ler os contextos que lhes são apresentados e isso acontece com a prática da competência informacional.
Objetivo: demonstrar a importância de o bibliotecário desenvolver a competência informacional para sua atuação eficiente na fase de planejamento de conteúdos EaD.
Metodologia: pesquisa bibliográfica narrativa.
Resultados: Como se constata na literatura, ao organizar um curso em EaD, a fase de planejamento pode definir o sucesso da proposta de ensino/aprendizagem.
Conclusões: a presença do bibliotecário na etapa do planejamento contribui para o desenvolvimento dos alunos, tanto em nível intelectual quanto na formação da cidadania.
Palavras-chave: Competência Informacional; Bibliotecário; Planejamento; Educação a Distância
LinK: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38703/pdf