Silenciamento, visibilidade controlada ou representatividade? Que “negro” é esse em Guilhermina e Candelário?

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Roseli Pereira Nunes Bastos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Cândida Santos de Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O modelo de representação social em voga nos produtos audiovisuais televisivos, em especial naqueles produzidos e veiculados no Brasil, tem suscitado estudos e debates. Apesar da crítica ao padrão hegemônico alicerçado em raça e etnia, caracterizado mais por ausências do que presenças, que historicamente compõe esta suposta representatividade, ainda predomina a invisibilidade que, em alguma medida, tem sido substituída por uma visibilidade controlada. Na contramão desta conjuntura, a animação colombiana “Guilhermina e Candelário”, exibida no Brasil pela TVE / TV Brasil, apresenta uma série de histórias vivenciadas por personagens negros. Considerando sua excepcionalidade na TV aberta brasileira, propomos analisar de que forma aspectos sociais estão ali retratados. Nessa trajetória empírica, focamos na análise dos quatro protagonistas desta animação, na busca dos significados da narrativa, propostos por Bordwell e Thompson (2008). Como resultado, salientamos que a trama, mais do que problematizar questões raciais, naturaliza os personagens de modo que a sua relevância não se baseia no fato de serem negros. Aspectos étnicos são apresentados de forma bastante sutil e não estão no cerne da narrativa. Ademais, observamos uma ruptura da hegemonia no que concerne à estrutura de gênero que alicerça a sociedade, também de forma natural, porém com maior centralidade, ainda que alguns aspectos dos personagens analisados contribuam para a manutenção de padrões culturalmente naturalizados.

Palavras-chave: Representatividade. Raça e etnia. TV aberta brasileira. Guilhermina e Candelário. Significado da narrativa.

Link: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/91069 

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Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora; Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Roseli Pereira Nunes Bastos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre; Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Cândida Santos de Oliveira , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda; Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Publicado

2021-03-20

Como Citar

Renata Barreto Malta, Roseli Pereira Nunes Bastos, & Cândida Santos de Oliveira. (2021). Silenciamento, visibilidade controlada ou representatividade? Que “negro” é esse em Guilhermina e Candelário?. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58366

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos