Competência em informação (coinfo):

nuances trazidas pelo paradigma pós-custodial ao profissional arquivista na atualidade

Autores

  • Josemar Elias da Silva Junior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Aborda questões teóricas que circundam a temática competência em informação voltada ao profissional Arquivista. Objetiva compreender os efeitos trazidos pelo impacto do paradigma pós-custodial no campo de atuação do Arquivista e em suas práticas profissionais. Nessa direção, usa da revisão bibliográfica para o alcance desse objetivo e apresenta a transição paradigmática por qual passou a Arquivologia como impulsionadora para o desenvolvimento da competência em informação no profissional, bem como nos usuários de arquivo. Nesse contexto, entende que as ferramentas tecnológicas de comunicação alteraram consideravelmente o meio social e as formas como os indivíduos buscam, acessam e disseminam a informação. Compreende que nesta era de inovações o profissional de arquivo ou profissional da informação deve estar atento aos avanços do século XXI para desenvolver suas atividades e auxiliar seus usuários nos processos de busca, acesso e uso da informação, assim como para identificar de forma assertiva a real necessidade informacional do mesmo. Conclui que o arquivista deve buscar mecanismos e metodologias que conduzam o usuário da melhor forma na busca e uso da informação, assim como que a temática deve ganhar maior visibilidade no escopo da Arquivologia, como forma de auxiliar e dar mais respaldo aos estudiosos da área no desenvolvimento de novos estudos.

Palavras-chave: Competência em informação. Arquivologia. Paradigma pós-custodial. Tecnologia

 Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46640

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemar Elias da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Ciência da Informaçãopela UniversidadeFederal da Paraíba, Brasil. Professor da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, Brasil.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora emAdministração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professorada Universidade Federalda Paraíba, Brasil.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos