Redes de colaboração científica na produção de conhecimento em doenças tropicais negligenciadas no Brasil

estudo a partir da plataforma lattes do CNPq

Autores

  • Natanael Vitor Sobral Universidade Federal da Bahia
  • Raimundo Nonato Macedo Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Zeny Duarte Universidade Federal da Bahia
  • Ricardo Coutinho Mello Universidade Federal da Bahia

Resumo

Objetivo: Considerando a fulcralidade da colaboração científica para os avanços no campo das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) e a necessidade de caracterização das redes sociais científicas, especificamente, relacionando-as com o fenômeno da produtividade, neste artigo, analisaram-se as redes de colaboração científica dos pesquisadores institucionalmente vinculados ao campo das DTN no Brasil, enfatizando as métricas de colaboração e a influência de alguns pesquisadores-chave na produção de seus pares. Método: O presente artigo vale-se dos aportes cientométricos e de Análise de Redes Sociais. 2719 atores vinculados a programas de pós-graduação stricto  sensu, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e servidores da Fundação Oswaldo Cruz compõem o universo do estudo. Para a realização do levantamento dos dados dos pesquisadores optou-se pela Plataforma Lattes do CNPq, valendo-se da ferramenta ScriptLattes. O período considerado foi 2015 a 2018. Com relação às redes, empregaram-se as ferramentas Gephi e UCINET & NetDraw.  Resultados: Verificaram-se a estabilidade da coautoria ao longo dos anos, a predominância de artigos com cinco ou mais  autores,  a  diminuição  ao  longo  do  tempo  dos  artigos  com  quatro  ou  menos  autores,  a  correlação  entre produtividade e colaboração, o destaque dos bolsistas de produtividade do CNPq no grupo analisado e a existência de 762 comunidades no universo simples. Conclusões: Esse estudo contribuiu para a compreensão das teias de colaboração no campo das DTN, demonstrando a crucialidade da organização em rede para o avanço do conhecimento em DTN.

Palavras-chave:  Doenças  Tropicais  Negligenciadas.  Colaboração  Científica.  Produção  Científica.  Análise  de Redes Sociais. Cientometria.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e72981/43776

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Raimundo Nonato Macedo Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA)

Ricardo Coutinho Mello, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto da Escola de Administração - Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA).

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos