Uso de identificadores persistentes e research blogging por blogues científicos em língua portuguesa e sua cobertura pela altmetric

Autores

  • José Antônio Dias Silva Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)
  • Fábio Castro Gouveia Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Resumo

Objetivo:  investiga  o  uso  de  identificadores  persistentes  e Research Blogging  pela  blogosfera  científica  em  língua portuguesa e sua cobertura pela Altmetric por intermédio de um levantamento das citações de artigos em suas postagens.  Métodos: Partindo da lista de blogues cadastrados no portal Anel de Blogs Científicos (ABC), foram efetuadas buscas no Google com o objetivo de identificar os blogues em português que citam em suas postagens artigos com identificadores persistentes como o DOI, PMID ou ArXiv, ou que integram a iniciativa Research Blogging que vincula postagens com citações de pesquisas em revistas acadêmicas.  Resultados: Os dados sistematizados permitiram realizar consultas no sítio da Altmetric e verificar a sua cobertura. Como resultado levantamos que dos 460 blogues listados no ABC, apenas 109 blogues fizeram citações com identificadores persistentes, 35 participavam da iniciativa Research Blogging e 42 eram mapeados pela Altmetric. Discussões sobre a representatividade dos blogues científicos em português na comunicação científica foram conduzidas com base nos resultados apurados.  Conclusões: A falta de padronização das citações em blogues foi apontada como um dos fatores responsáveis pela baixa cobertura dos blogues de língua portuguesa pelo indicador altmétrico. Foi indicada também uma possível ação para minorar esta sub-representação da blogosfera em língua portuguesa.

Palavras-chave: Altmetria. Blogosfera. Cientometria. Divulgação científica. Métricas alternativas.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e71277/43782

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Dias Silva, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC)

Mestre em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

Fábio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutor em Ciências (Educação, Gestão e Difusão de Biociências) pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos