Arquitetura para integração de bibliotecas digitais geográficas por meio de mecanismos de geoprocessamento e a ciência da informação

Autores

  • Marcel Santos Silva Faculdade de Tecnologia Prof. Antonio Seabra
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Objetivo: Construir uma arquitetura conceitual, com elementos para a criação de uma Biblioteca Digital Geográfica, utilizando os padrões e os conceitos da Ciência da Informação em conjunto com o Geoprocessamento.  Método: Por  meio  de  um  estudo  teórico,  exploratório  e  bibliográfico  nas  áreas  de  Ciência  da  Informação  e Geoprocessamento, foi possível desenvolver um modelo conceitual de arquitetura para a Biblioteca Digital Geográfica.  A proposta foi estruturada em três camadas: a Cliente, responsável pelo processo de visualização; a Aplicação, que possui os processos de gerenciamento e análise; e a camada de dados, que contempla os serviços Web de dados, com foco na recuperação de metadados, via protocolo PMH (Protocol Metadata Harvesting). Resultado:  A  arquitetura  conceitual  criada  atendeu  os  requisitos  de  representação  da  informação,  as  formas  de comunicação com o protocolo de coleta de metadados e objetos digitais, possibilitando assim, o compartilhamento dos acervos informacionais geográficos distribuídos em diferentes Bibliotecas Digitais Geográficas ao redor do mundo. Os elementos informacionais enfocados no Geoprocessamento e as formas de representação temática e descritiva, de organização e recuperação de informação da Ciência da Informação confirmou-se o potencial de utilização recíproca e compartilhada de conceitos e ferramentas destas duas áreas. Conclusões: Os principais aspectos da pesquisa foram: com a implantação das três camadas e quatro processos, é possível  a  utilização  de  sistema  de  informações  geográficas  e  aplicativos  de  interface  ao  usuário  para  facilitar  o processo de compartilhamento e recuperação da informação. A utilização do gerenciador e do padrão de metadados proporciona  a  recuperação  de  informação  precisa,  juntamente  com  o  editor  de  geo-ontologia  único  para  todas  as bibliotecas participantes.

Palavras-chave:  Biblioteca  Digital  Geográfica.  Geoprocessamento.  Sistema  de  Informação  Geográfica.  SIG. Metadados. Geo-ontologias.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70807/44023

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Santos Silva, Faculdade de Tecnologia Prof. Antonio Seabra

Mestre em Ciência da Informação - Faculdade de Tecnologia Prof. Antonio Seabra.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos