O impacto da censura política na biblioteca central da universidade de brasília

um estudo exploratório

Autores

  • Victtória Wiedenhofer Victorino Fundação Salvador Arena
  • Maria Rosa Crespo Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo

Resumo

Bibliotecas Universitárias são parte do organismo vivo de uma universidade, e nelas a comunidade acadêmica anseia por recuperar toda e qualquer informação que julgue importante para a construção do conhecimento. Em nosso percurso investigativo sobre censura em acervos universitários, percebemos que obras de natureza política ou filosófica, assim como literárias, foram censuradas pelo regime militar que governou o Brasil por 25 anos. No entanto, a falta de critério para as ações censórias resultou na exposição de fragilidades e incapacidades do poder militar em levar adiante essa intervenção. Visto que o golpe de 1964 foi consentido como uma ‘revolução’ pelos militares e parte da sociedade civil, procuramos conhecer o impacto dessa falsidade nas bibliotecas universitárias brasileiras e a atuação dos órgãos políticos durante o período. Ainda nesse contexto, conhecer os reflexos do regime na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, o seu processo de redemocratização, com a nomeação de Cristovam Buarque para reitoria em 1984, e, ao final da ditadura militar em 1985, a volta das obras consideradas subversivas ao acervo da Biblioteca Central da Universidade.

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias, Ditadura militar, Histórico da UnB, Biblioteca Central UnB, Censura política

Link: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/24/22

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victtória Wiedenhofer Victorino, Fundação Salvador Arena

Bibliotecária da Fundação Salvador Arena

Maria Rosa Crespo, Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo

Doutoranda em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente na Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESPSP).

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos