Estimulando a educação continuada de colaboradores em uma biblioteca universitária

o caso do projeto Biblioteca Escola

Autores

  • Gerlane Lima de Miranda Universidade de Fortaleza
  • Morgana Ramos Albuquerer Universidade de Fortaleza
  • Valeska de Sousa Gomes Universidade de Fortaleza

Resumo

O presente artigo apresenta o caso do Projeto Biblioteca Escola. Essa proposta foi implantada por uma biblioteca universitária em Fortaleza, Ceará, com o intuito de incentivar a educação continuada em sua equipe de maneira leve e prazerosa na realização de cursos a distância, ofertados gratuitamente, em plataformas educacionais na internet. Os cursos sugeridos buscam aperfeiçoar as habilidades da equipe, e assim desenvolver a competência informacional de seus colaboradores tanto para o ambiente corporativo quanto para seu crescimento pessoal. O objetivo do trabalho é debater a relevância do projeto relatando a criação, adesão e dificuldades além de ressaltar os resultados obtidos com sua implantação. Para isso, foi realizada uma pesquisa com os participantes do projeto por meio de questionário aberto, no qual foi obtida a amostra de 40 respostas. Os resultados apresentam a análise das respostas com base em quatro categorias: adesão, dificuldades encontradas, resultados obtidos e relevância do projeto. Acredita-se que a implantação de projetos como esse possa contribuir para capacitação da equipe da biblioteca, bem como permitir a interação e motivação dos colaboradores, resultando no sentimento de satisfação no trabalho e crescimento pessoal.

Palavras-chave: Biblioteca universitária, Gestão de pessoas, Autoaprendizagem, Educação continuada, Cursos massivos abertos online (MOOC)

Link: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/25/23

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlane Lima de Miranda, Universidade de Fortaleza

Bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento pela Universidade Estácio de Sá

Morgana Ramos Albuquerer, Universidade de Fortaleza

Bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Valeska de Sousa Gomes, Universidade de Fortaleza

Bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Gestão Estratégica em Unidades de Informação: Bibliotecas Universitárias, Escolares e Públicas pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos