As diferentes metrias dos estudos métricos da informação

evolução epistemológica, inter-relações e representações

Autores

  • Renata Gonçalves Curty University of California
  • Natalia Rodrigues Delbianco Universidade Estadual Paulista

Resumo

Objetivo: Levantar, analisar e ao mesmo tempo oferecer um esclarecimento conceitual e histórico acerca dos Estudos Métricos da Informação e seus subcampos considerando seus objetos e propósitos de interesse, bem como discutir as inter-relações das abordagens métricas a partir de diferentes modelos identificados na literatura. Método: Caracteriza-se como um estudo de revisão narrativa que adota a técnica de metanálise para a discussão das definições e das representações que que tratam das abordagens métricas no contexto da Ciência da Informação.Resultados: A partir da identificação das oito abordagens métricas mais frequentes e melhor consolidadas na literatura científica  (Altmetria,  Arquivometria,  Bibliometria,  Cibermetria,  Cientometria,  Informetria,  Patentometria  e  Webometria) apresenta a genealogia dessas metrias e os autores precursores responsáveis pelos conceitos seminais, bem como a sua evolução ao longo dos anos, propondo conceitos que refletem suas evoluções e frentes aplicação. Propõe uma forma de representação inovadora dimensional, a qual busca superar as divergências limitações dos modelos identificados na literatura corrente, e que considera as metrias como subcampos independentes, mas que podem ser classificados em três eixos (locus, focus e fluxus)dependendo do contexto de seus objetos e propósitos de interesse, como são produzidas e por onde circulam. Conclusões: Oferece  um  melhor  esclarecimento  conceitual  e  acerca  da  evolução  epistemológica  das  principais abordagens métricas que poderá fomentar futuras pesquisas e atividades de ensino ligadas à temática de modo a permitir uma melhor distinção entre os diferentes subcampos métricos.

Palavras-chave: Abordagens  Métricas.  Epistemologia.  Estudos  Métricos  da  Informação. Modelo Conceitual. Subcampos Métricos.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/74593/44535

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Gonçalves Curty, University of California

Doutora em Information Science & Technology, Syracuse University, NY, USA. University of California, Santa Barbara (UCSB), UCSB Library –Research Data Services.

Natalia Rodrigues Delbianco, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Ciência da InformaçãoUniversidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências Júlio Mesquita Filho.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos