Emergência de saúde pública global por pandemia de Covid-19

desinformação, assimetria de informações e validação discursiva

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Nancy Sánchez-Tarragó Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danielle Moraes Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca: ENSP
  • Luciana Grings Biblioteca Nacional

Resumo

Quer-se investigar e discutir os processos e dinâmicas informacionais em torno da emergência global de saúde pública pela pandemia de Covid-19, com ênfase nas manifestações de desinformação ao redor da origem do vírus, da medida de isolamento  social  e  dos tratamentos.  Como  alicerces  teóricos  discute  os conceitos    de    desordem    informacional,    desinformação,    assimetria    de informações   e  validação   discursiva.  A  pandemia  de  Covid-19  atualiza  a discussão das estratégias de poder, em um contexto caracterizado pela difusão e uso intenso da informação em tempo real, o uso simples de tecnologias para a  edição  e  publicação  de  imagens  e  textos  e  a  emergência  do  negacionismo científico e a pós-verdade. Esta é uma das grandes novidades desta pandemia, que traz consigo questões críticas de sinceridade, veracidade e honestidade. A sinceridade diz respeito à dimensão subjetiva, a veracidade sobre a dimensão objetiva e a honestidade sobre a dimensão social. Ao mesmo tempo, as notícias na  Internet  retomam  a  discussão  sobre  fraudesque  são,  de  certo  modo,  uma atualização  da  questão  da  "manipulação"  nos  meios  de  comunicação.  A declaração  de  alerta  sanitário  pela  Organização  Mundial  de  Saúde  dá  uma dimensão global para controvérsias sobre objetividade na pandemia. A mudança do modo decomunicação de um para muitos, para uma comunicação de muitos com muitos, torna as questões da informação mais complexas. Na pandemia do Covid-19  são  muitas  as  tensões,  controvérsias  e  conflitos  entre  autoridades sanitárias,   pesquisadores,   profissionais   de   saúde,   pensadores   críticos   e defensores de direitos humanos e sociais. Destaca a importância da validação discursiva  da  informação  pois  a  disseminação  da  informação  na  sociedade enfrenta o filtro do uso público da razão, particularmente aguçado pelo horizonte da finitude humana

Palavras-chave: Covid-19. Pandemia. Assimetria de informações. Desinformação. Validação discursiva.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/490/460

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Ricardo Montenegro Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutor  em  Ciência  da  Informação pelaUFRJ.Doutor em Administração pelaFGV. Graduado    em    Medicina pelaUFSC. Pesquisador titular do IBICT.

Nancy Sánchez-Tarragó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Documentação e Informação Científica  pela Universidade  de  Granada.Profa.do Departamento  de  Ciência  da Informação   e   do   Programa   de   Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN.

Danielle Moraes, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca: ENSP

Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Membro do Departamento de Endemias da ENSP/FIOCRUZ.

Luciana Grings, Biblioteca Nacional

Doutora  em  Memória  Social  pela  UNIRIO. Coordenadora de  Serviços  Bibliográficos da FBN,   responsávelpelas   áreas   de Depósito Legal, Intercâmbio e Processamento Técnico.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos