O conhecimento que tem origem no verde:

o movimento Green Library e a Agenda 2030

Autores

  • Cleide Elis da Cruz Raulino Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Roberta Barros Meira Universidade da Região de Joinville (Univille).

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre o movimento green library ou movimento das bibliotecas verdes, que são bibliotecas projetadas para minimizar o impacto negativo no meio ambiente. Ele centra a sua análise sobre a Agenda 2030 e como as bibliotecas públicas e o green library podem auxiliar a implementar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A realização da pesquisa se dará situando o objeto no recorte temporal a partir do ano de 2015, quando o movimento green library ganha destaque no Brasil. Procura apontar também os fatos que, mais impactaram e contribuíram para o estreitamento da pauta ambiental e as políticas da ONU envolvendo o conceito de sustentabilidade – resultando no fortalecimento das bibliotecas verdes e as bibliotecas parque. Para tanto, serão utilizadas fontes primárias, produzidas pela ONU, IFLA, FEBAB e MMA. Finalmente, vamos refletir de que maneira essas bibliotecas verdes podem se fortalecer e inspirar a sociedade a cooperar no desenvolvimento sustentável e na conservação do patrimônio natural.

Palavras-chave: Patrimônio natural; Agenda 2030; bibliotecas verdes

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1352

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Elis da Cruz Raulino, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville (Univille).

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pósgraduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos