Nativos digitais e novas concepções para bibliotecas escolares:

o bibliotecário como mediador da informação

Autores

  • Sandra Maria Souza de Carvalho Faculdade Alfa América
  • Rosa da Penha Ferreira da Costa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Marcelo Calderari Miguel Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Analisa a relação de conectividade dos nativos digitais com a biblioteca escolar da rede municipal de educação Umef Dr Tuffy Nader (Barra do Jucu, Vila Velha, ES – Brasil) tendo o bibliotecário como mediador atuante nesse espaço. Com o intuito (finalidade) de adequar seu funcionamento a estes alunos nascidos na era digital. Utiliza-se para análise desse estudo além de uma fase exploratória e descritiva de investigação, no qual será utilizada a abordagem qualitativa, uma pesquisa etnográfica – e traz como instrumento de coleta de dados, a técnica de entrevistas em profundidade – com os nativos digitais na biblioteca escolar da rede municipal de ensino de Vila Velha. Evidencia que a biblioteca se faz presente no contexto escolar como de grande importância para os nativos digitais, e o bibliotecário mediador pode assumir também a função pedagógica e preparar esses alunos nascidos na era digital para uma Sociedade de Informação, esta imersa em tecnologias digitais cada vez mais novas. Conhecer os nativos digitais, esses alunos que as escolas têm recebido, nascidos com a chegada das tecnologias digitais e que, desenvolveram uma nova relação com o conhecimento, apresenta-se de suma relevância para a ciência da informação, e o bibliotecário atuante nesse cenário necessita assumir uma função socializante, sendo a ponte mediadora para que esses alunos busque a informação e a encontre de uma forma dinâmica e prazerosa. Percebe-se também que muitos nativos digitais assimilaram uma maior preocupação quanto ao imobiliário do que com a própria tecnologia, haja vista que nem todos os alunos nascidos na era digital possuem de fato acesso a tecnologias.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Etnografia. Mediação da informação. Nativos digitais. Usuários da biblioteca.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1385

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Souza de Carvalho, Faculdade Alfa América

MBA em Biblioteconomia pela Faculdade Alfa América. Bibliotecária escolar da rede municipal de educação de Vila Velha

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no Departamento de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da rede estadual do Espírito Santo de cursos técnicos.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos