Biblioteca escolar e as relações de trabalho colaborativo:

mediação e apropriação cultural no ambiente educacional

Autores

  • Fabiana Sala Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Resumo

No atual contexto, selado pelo compartilhamento e disseminação de informações instantâneas, as relações de mediação e apropriação cultural passam a ser encaradas como uma competência essencial ao processo educativo dos sujeitos. Nesse cenário, o trabalho colaborativo reforça a necessidade de rever ações que visam fornecer apenas o acesso informacional e propõe pensar em alternativas que contribuam com o desenvolvimento de práticas formativas, que estimulem a construção de consciência crítica e cidadã. O artigo objetiva apresentar contribuições teóricas e discussões em relação ao processo de mediação e apropriação cultural no âmbito da biblioteca escolar e das ações e serviços que podem ser desenvolvidos de maneira colaborativa pelos profissionais que nela atuam. Utilizamos como método científico a pesquisa de natureza bibliográfica e exploratória no âmbito da temática em estudo. Os resultados apontam que relações de trabalho colaborativo em torno do processo de mediação e apropriação cultural no ambiente da biblioteca escolar é um tema que envolve pouca discussão na área da Ciência da Informação. Por isso, precisa ser melhor discutido, uma vez que o atual contexto informacional exige uma nova postura do bibliotecário, que precisa ser mais proativo nas suas relações de trabalho com a comunidade educacional. Como considerações finais tem-se que, ao propor a discussão sobre o processo de mediação e apropriação cultural em bibliotecas escolares, é importante refletir sobre a sua responsabilidade em trabalhar ações colaborativas no âmbito do ensino-aprendizagem. Enquanto ambiente formativo, não se pode deixar de considerar a questão da apropriação e a necessidade de ofertar produtos e processos que dialoguem com o contexto sociocultural da comunidade educacional e suas necessidades informacionais, uma vez que, são essenciais na concepção de saberes.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Trabalho colaborativo; Mediação informacional; Apropriação cultural.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1399

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sala, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Livre-docente em Políticas Públicas e Formação Profissional da Informação. Professor do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Universidade de São Paulo (USP), e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos