Significados composicionais de Infográficos e o combate à desinformação em tempos de Covid-19

Autores

  • Silvana Pereira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Jaíres Oliveira Santos Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo empreende um debate sobre a contribuição dos infográficos no combate a proliferação de desinformação, em vista dos significados composicionais de elementos visuais e verbais. Para atender a este objetivo, realizou-se uma reflexão bibliográfica e usou-se três infográficos do site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Concluiu-se que os infográficos apresentam características que ajudam na disseminação de informações idôneas, coesas e concisas, de modo que contribuem efetivamente para suprimir as desinformações em tempos de Covid-19.

Palavras-chave: Infográficos. Desinformação. Covid-19. Design gráfico.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/524/469

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Pereira Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestranda  em  Ciência  da  Informação pelo  Programa  de  Pós-Graduação  em Ciência    da    Informação    (PPGCI)    da Universidade   Federal   da   Bahia   (UFBA). Graduada  em  Educação  Artística  com Ênfase   em   Computação   Gráfica   pela Universidade Salvador (UNIFACS). Designer    da    Associação    Baiana    de Medicina (ABM) e da Interativa Design e Editorial (IDE).

Jaíres Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharela em Biblioteconomia pela UFBA. Professorado Instituto de Ciência da Informação (ICI) da UFBA.

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos