Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social

Autores

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ingrid Paixão de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

As atividades de mediação da cultura, da informação e da leitura objetivam disseminar e ampliar o conhecimento e colaborar para sua construção. Também possibilitam ao sujeito se apropriar dos artefatos que compõem sua identidade cultural, em uma relação de pertencimento com sua estrutura sociocultural. Objetivo: Analisar como o Projeto Acelera Celé vem desenvolvendo as práticas de mediação da cultura, da informação e da leitura para favorecer o protagonismo dos sujeitos. Para alcançar o objetivo geral, buscou-se descrever os aspectos constitutivos do Projeto Acelera Celé que impulsionaram sua criação, a missão e os objetivos atuais e mapear as atividades de mediação da cultura, da informação e da leitura e como elas são desenvolvidas. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso tendo como objeto de investigação o Projeto Acelera Celé. Resultado: Entre os principais resultados, constatou-se que a criação do Projeto Acelera Celé foi motivada pela carência de equipamento cultural para subsidiar o acesso à informação, que o Projeto tem contribuído com atividades de mediação da cultura, da informação e da leitura para formar leitores e que vem apoiando esses sujeitos no processo de construção do conhecimento e do desenvolvimento social. Conclusões: O estudo mostrou que o Projeto Acelera Celé tem desenvolvido práticas de leitura permeadas pela mediação da cultura e da informação, considerando os aspectos constituintes das identidades de seus integrantes, e vem contribuindo para seu protagonismo.

Palavras-chave: Mediação da leitura; mediação da informação; mediação da cultura; protagonismo social; sala de leitura.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1333

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos