A atuação do bibliotecário no ensino de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensino aprendizagem:

uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Cristina Marchetti Maia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Ariadne Chloë Mary Furnival Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Resumo

As bibliotecas desempenham um papel pedagógico fundamental na formação de competências informacionais nos indivíduos, ao fornecer mecanismos para o desenvolvimento de competências informacionais, visando o domínio de técnicas e a independência do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo compreender e contextualizar as Metodologias Ativas (MAs) de ensino-aprendizagem, buscando uma reflexão crítica sobre o uso delas na formação de Competência Informacional em instituições de ensino superior. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo das publicações recuperadas. Foram selecionadas para análise 23 publicações entre 2015 e 2019. As abordagens de MAs recuperadas foram: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Instrução por Pares, Aprendizagem Baseada em Atividade, Aprendizagem Baseada em Projeto, Aprendizagem Baseada em Problema, Design Retroativo, Método Cefalônico, Minute Paper e Storytelling. Os níveis de satisfação foram bons nos grupos em que foram aplicadas as MAs e os pontos positivos foram: aumento de interesse, colaboração e interação dos alunos, assim como aumento do nível de confiança para realizar as atividades propostas. A exceção foi um relato de Aprendizagem Baseada em Atividade que expôs de forma clara que não obteve os resultados esperados, em comparação com o uso de palestras. A partir das discussões e propostas feitas nesta pesquisa, espera-se que os profissionais da área possam repensar sobre seus conhecimentos pedagógicos que envolvem a criação e manutenção de programas de Competência Informacional, apoiando a prática profissional sobre metodologias de ensino promovidas pelos bibliotecários.

Palavras-chave: Competência Informacional; Teoria Construtivista; Metodologias Ativas; Ensino-aprendizagem; Biblioteca universitária.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1408

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Marchetti Maia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bibliotecária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ariadne Chloë Mary Furnival, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora associada do Departamento em Ciência da Informação e dos Programas de Pósgraduação em Ciência da Informação e em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos