Bibliotecas Prisionais:

da prática bibliotecária à jurisprudência do livro e da leitura atrás das grades

Autores

  • Catia Lindemann Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Resumo

As bibliotecas prisionais estão previstas em lei desde 1984.  Entretanto, o tema é pouco conhecido da sociedade e na área da Biblioteconomia há desinformações e ausência de abordagens sobre a prática bibliotecária nas unidades de informação intramuros da prisão e o seu conceito. Nesse sentido, as ações no contexto das Bibliotecas Prisionais envolvem o livro e a leitura, fomentando a Educação prisional e as remições de pena por meio dos estudos e da leitura. A metodologia desta pesquisa envolve pesquisa documental e apontamentos de técnica bibliotecária oriundos de uma experimentação empírica, pesquisa-ação, decorrente de dez anos de atuação profissional e voluntária no cárcere, operando diretamente com apenados, da idealização, execução e gestão de Biblioteca Prisional na maior penitenciária do interior do Estado do Rio Grande do Sul (PERG), e o auxílio na implantação de Bibliotecas Prisionais em outras instituições penais do Brasil. Conclui-se que parte do negligenciamento sobre a biblioteca prisional se deve à ausência de informações sobre a mesma no que se refere a conceitos, jurisprudência, regras, métodos e aplicabilidade, o que foi elucidado neste estudo, tanto no aspecto conceitual quanto nas elucidações sobre a temática do livro no cárcere.

Palavras-chave: Biblioteca prisional – Jurisprudência. Biblioteca prisional – Conceito. Biblioteca prisional – Técnicas bibliotecárias. Biblioteconomia Social.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1485

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Lindemann, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP FEBAB) e representante da América Latina e Caribe no Grupo de Trabalho Prison Libraries da IFLA/UNESCO.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos