Sujeitos em privação de liberdade pela ótica da Ciência da Informação: estudo sobre a produção científica em base de dados nacional e internacional da área
Resumo
Apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo é identificar por meio da revisão integrativa como a temática sujeitos em privação de liberdade está inserida nas pesquisas da Ciência da Informação (CI) através de uma busca nas bases de dados nacional Brapci e internacional Lisa, considerando a complexidade da realidade carcerária, e a importância da ciência para a compreensão dos fenômenos sociais desta natureza. A metodologia de análise foi a revisão integrativa, seguindo seis etapas estabelecidas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Realizou-se ainda um levantamento bibliográfico em duas bases de dados: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e Library & Information Science Abstracts (Lisa). A análise foi definida a partir de duas categorias, questões de aspectos gerais e questões de aspectos temáticos - essa última foi analisada por meio do software livre de análise qualitativa Iramuteq. Os resultados demonstram que na Brapci não há praticamente literatura referente à temática, a maior parte dos artigos foram recuperados na Lisa. Concluímos que a temática a nível internacional já é discutida a longo prazo e que a biblioteca prisional é uma abordagem recorrente. Desse tema, derivam outros como: análise dos serviços de referência nas prisões, estudo das necessidades de informação, estudo do comportamento informacional implementação de projetos no cárcere, revelando a diversidade de abordagens.
Palavras-chave: Sujeitos em privação de liberdade. Biblioteca prisional. Revisão integrativa. Ciência da Informação. Bases de dados – BRAPCI – LISA.
Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/162941/163495