Da custódia à mediação cultural:

o papel dos arquivistas

Autores

  • Ana Flávia Dias Zammataro Universidade Estadual de Londrina
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Discute o conceito de mediação cultural, a fim de tornar compreensíveis seus constructos teóricos basilares e suas características com o objetivo de chamar a atenção para a importância de ações de mediação cultural em instituições específicas: os arquivos. Demonstrar-se-á que os arquivistas exercem papel fundamental nesse processo, atuando como agentes capazes de ser o elo entre os arquivos e os sujeitos, dado que a mediação cultural é produtora de sentido. Além disso, explicitaremos a relação entre as correntes arquivísticas – desde a Clássica até a Pós-Custodial – e a emergência do arquivista como mediador cultural, tornado evidente na pós-modernidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com levantamento bibliográfico como procedimento para a construção do referencial teórico. Conclui-se que é de fundamental importância que práticas de mediação cultural façam parte das funções arquivísticas, garantindo o acesso e a assimilação das informações de arquivo por parte dos usuários, em seu pleno exercício de cidadania e de democracia.

Palavras chave: Mediação cultural nos arquivos.  Arquivistas. Arquivologia Clássica. Arquivologia Pós-Custodial.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/916

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Dias Zammataro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em História e em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em História pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina.

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Professora Dra.no Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos