A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda

Autores

Resumo

O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos dasoc iologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semiestruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.

Palavras-chave: Busca de informações. Gestão do conhecimento. ALI SEBRAE. Varejo de moda. Micro e Pequena Empresa (MPE).

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712/163504

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Ayres Magalhães, Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.
Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil. Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos