Análise da representação e recuperação de partituras em catálogos especializados

Autores

Resumo

A partitura musical é utilizada para representar a música através da escrita. Por ser um tipo de material específico, exige um cuidado especial no tratamento, dentro das bibliotecas com acervos especializados; quando não ocorre esse processo, a precariedade do acervo ou problemas para o usuário recuperá-las causam a perda da partitura. Dessa forma, observou-se a necessidade de verificar e analisar como é realizado o processo de representação em bibliotecas com acervo especializado em partituras. Para isso, foram selecionadas a Biblioteca do Conservatório de Tatuí, a Biblioteca do Instituto de Artes (IA) da UNICAMP, a Biblioteca de Arte da UNESP e o Catálogo de Partituras da USP. Como procedimentos metodológicos, foram adotadas a pesquisa exploratória e analítica, simulações de buscas e recuperações de partituras nesses catálogos. Na verdade, as bibliotecas possuem seu próprio sistema de organização e indexação, sendo que alguns catálogos não apresentam os termos que representam a partitura e não disponibilizam os detalhes do registro, impossibilitando sua visualização. Por isso, pode-se concluir que a partitura requer atenção no seu tratamento como documento e que há necessidade de promover melhorias
nos catálogos e no processo de indexação, que visem a padronizar sua representação e recuperação.

Palavras-chave: Representação e recuperação da informação. Informação musical. Partitura musical. Indexação de partitura. Catálogos de bibliotecas.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/167559/163507

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Beatriz Tolare, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade
de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília,
Brasil.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos