Uma análise acerca da cadeia de custódia de documentos arquivísticos do poder executivo de São Francisco de Assis

Autores

  • Fabiana Ciocheta Mazuco Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Flores Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem acerca do patrimônio arquivístico documental da instituição e seu envolvimento com princípios e conceitos da arquivística, da implementação de um Sistema Municipal de Arquivos, classificação e temporalidade de documentos arquivísticos, abordagem teórica sobre cadeia de custódia, bem como da implementação de uma plataforma de acesso, descrição e difusão aos documentos arquivísticos digitais no Setor de Patrimônio Público Municipal de São Francisco de Assis. Estes documentos, diplomaticamente analisados, são reconhecidos como patrimônio documental arquivístico e representados através de uma forma fixa e conteúdo estável. As escrituras públicas dos imóveis servem como exemplo de fonte de prova no que tange ao patrimônio público municipal. Este artigo justifica-se por entender que a implementação de um ambiente de acesso oferece transparência ativa e garantia de acesso continuado. Descreveu-se também a evolução das experiências e aplicabilidade das metodologias e atos normativos institucionais, enfatizando o perfil do profissional Arquivista diante do cenário institucional. Por fim, foram elaboradas recomendações sobre a implementação e o uso do software livre AtoM (Access to memory) como plataforma de acesso no Setor de Patrimônio Público Municipal, perpassando etapas de produção e preservação, normalização e possibilidade de interoperabilidade com outros softwares.

Palavras chave: Patrimônio documental. Cadeia de custódia. Preservação documental.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/903

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ciocheta Mazuco, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pela UFSM, Pesquisadora CNPq -UFSM e UFF GED/A Documentos Arquivísticos Digitais, Especialista pela UFRGS, Arquivista formada pela UFSM, Arquivista da Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense

Doutor pela Universidad de Salamanca, Espanha. Pós-doutorado Universidad de Salamanca. Bolsista de Produtividade CNPq PQ-2, Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos