A utilização dos dispositivos de comunicação da web social pela biblioteca e pelo memorial universitários

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Jade de Jesus dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Lívia Santos Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Ingrid Paixão de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Louise Anunciação Fonseca de Oliveira Amaral Universidade Federal da Bahia

Resumo

A interação com os usuários pode ser favorecida por meio dos dispositivos de comunicação da web social que vêm se tornando aliados dos bibliotecários e arquivistas na amplificação e promoção das atividades de mediação da informação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar como os dispositivos de comunicação utilizados pelo Memorial Arlindo Coelho Fragoso e pela Biblioteca Bernadete Sinay Neves potencializam a interação com a comunidade da Escola Politécnica da UFBA. Nesta pesquisa, de natureza descritiva, foi empregado o método de estudo de casos, sendo os objetos de investigação a Biblioteca Bernadete Sinay Neves e o Memorial Arlindo Coelho Fragoso da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Como instrumentos de coleta de dados,
foram adotados os questionários direcionados aos estudantes, pesquisadores, gestores e colaboradores da Biblioteca e do Memorial. Os resultados indicaram a necessidade de adotar novos métodos de interação com os usuários, utilizando linguagens diferentes e promovendo publicações que podem agregar novos conhecimentos à formação desses usuários. Conclui-se que é necessário avaliar e redimensionar os métodos e as técnicas de promoção e realização das atividades de mediação da informação, também é essencial ressignificar esses ambientes informacionais a fim de torná-los mais dialógicos e interativos, propiciando a atuação dos seus profissionais e que esses consigam manter os usuários atualizados e interessados nos produtos e serviços disponibilizados.

Palavras – chave: Web social. Mediação da informação – web social. Gestão – web social. Biblioteca universitária. Memorial universitário.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/160787/163517

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Brasil. Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

Jade de Jesus dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda de Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

Lívia Santos Freitas, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade
Federal da Bahia – UFBA, Brasil. Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

Louise Anunciação Fonseca de Oliveira Amaral, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil. Arquivista da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos