A utilização dos dispositivos de comunicação da web social pela biblioteca e pelo memorial universitários
Resumo
A interação com os usuários pode ser favorecida por meio dos dispositivos de comunicação da web social que vêm se tornando aliados dos bibliotecários e arquivistas na amplificação e promoção das atividades de mediação da informação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar como os dispositivos de comunicação utilizados pelo Memorial Arlindo Coelho Fragoso e pela Biblioteca Bernadete Sinay Neves potencializam a interação com a comunidade da Escola Politécnica da UFBA. Nesta pesquisa, de natureza descritiva, foi empregado o método de estudo de casos, sendo os objetos de investigação a Biblioteca Bernadete Sinay Neves e o Memorial Arlindo Coelho Fragoso da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Como instrumentos de coleta de dados,
foram adotados os questionários direcionados aos estudantes, pesquisadores, gestores e colaboradores da Biblioteca e do Memorial. Os resultados indicaram a necessidade de adotar novos métodos de interação com os usuários, utilizando linguagens diferentes e promovendo publicações que podem agregar novos conhecimentos à formação desses usuários. Conclui-se que é necessário avaliar e redimensionar os métodos e as técnicas de promoção e realização das atividades de mediação da informação, também é essencial ressignificar esses ambientes informacionais a fim de torná-los mais dialógicos e interativos, propiciando a atuação dos seus profissionais e que esses consigam manter os usuários atualizados e interessados nos produtos e serviços disponibilizados.
Palavras – chave: Web social. Mediação da informação – web social. Gestão – web social. Biblioteca universitária. Memorial universitário.
Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/160787/163517