Migração de informações na perspectiva do modelo Open Archival Information System

Autores

  • Henrique Machado dos Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Daniel Flores Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este estudo realiza uma reflexão sobre a implementação das estratégias de migração no âmbito dos repositórios digitais em conformidade com o modelo Open Archival Information System - OAIS. Dessa forma, descreve os procedimentos para garantir a manutenção da autenticidade e o acesso contínuo às informações no longo prazo. A metodologia consiste no levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, composto por livros e artigos científicos recuperados pela ferramenta de pesquisa Google Scholar. O modelo OAIS é utilizado como prisma da discussão, de modo que as estratégias de migração representam uma categoria norteadora deste estudo. A análise dos dados coletados é de natureza qualitativa e a discussão segue a lógica dedutiva, consequentemente, obtém-se um artigo de revisão assistemática. Observa-se que o repositório que segue o OAIS é um ambiente confiável para executar estratégias de migração e registrá-las por meio de metadados para manter a autenticidade e garantir que a comunidade designada tenha acesso contínuo à informação no longo prazo. Portanto, clarifica a relação entre OAIS e as estratégias de migração, logo, visa ampliar a discussão em torno dos repositórios digitais. Esta reflexão fornece subsídio teórico aos pesquisadores recém-iniciados no tema e demonstra que a discussão sobre as estratégias de preservação merece novas releituras, então direcionadas aos repositórios digitais em conformidade com o OAIS.

Palavras-chave: Preservação digital. Estratégias de migração. Repositórios digitais. Documentos digitais. Confiabilidade.

Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157350/163519

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Patrimônio Cultural, Programa de Pós-Graduação Profissional da Universidade Federal de Santa
Maria – UFSM, Brasil. Arquivista da Coordenação de Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Brasil.

Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de
Salamanca, Espanha. Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos