Arquivista de dados:

análise do perfil profissional em sites de bancos internacionais de trabalho

Autores

  • Andre França Madeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo investiga perfil do arquivista de dados, um profissional pouco conhecido no mercado de trabalho de modo geral. O objetivo geral foi analisar a descrição do trabalho do arquivista de dados em sites bancos de trabalho; quanto aos objetivos específicos são: investigar a descrição do cargo de arquivista de dados em sites de bancos de trabalho durante cinco anos; identificar o conteúdo da descrição do cargo; comparar e analisar os resultados da pesquisa com os resultados da pesquisa realizada por Lyon et al; o percurso metodológico usado para condução desta investigação baseou-se numa abordagem bibliográfica, de cunho exploratório, quanti-qualitativo; após a comparação e análise  dos dois resultados da pesquisa foi constatado aumento e uma forte exigência para o cargo de arquivista; a partir da pesquisa realizada, concluímos que a oferta de trabalho oferecido aos arquivistas de dados ainda é insipiente.

Palavras chave: Arquivista de dados. Bancos internacionais de trabalho. Perfil profissional.

Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/924

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre França Madeiro, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Doutor em Ciências da Comunicação/Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos