Livros de temática arquivística na biblioteca do Arquivo Nacional do Brasil

Autores

  • Angelica Alves da Cunha Marques Universidade de Brasília (UnB)
  • José Mauro Gouveia de Medeiros Universidade de Brasília

Resumo

Trata-se dos resultados de uma pesquisa que contempla o mapeamento e a análise das características dos livros e livros raros identificados como arquivísticos no acervo da Biblioteca Maria Beatriz Nascimento do Arquivo Nacional do Brasil. Por meio de uma pesquisa documental que analisou as referências de 3.449 obras, observou-se que, nesse universo, os livros estrangeiros e brasileiros possuem ocorrências próximas, com destaque para o Brasil e a França, como os países que mais publicaram, assim como Rio de Janeiro e Paris, como cidades predominantes. Em relação às autorias, quase metade diz respeito à autoria única. O Arquivo Nacional possui a maior quantidade de publicações, seguido pelos Archives Nationales da França. Semelhantemente, o Arquivo Nacional liderou no caso dos editores. Os anos de maior incidência de publicação foram os do final da década de 1990. Observou-se que 54 obras (30,51%) foram traduzidas do idioma de origem para outro idioma. Os dados obtidos demonstram que o Brasil tem se destacado no fortalecimento da literatura arquivística no país, cuja origem principal é o Rio de Janeiro. No âmbito internacional, a França se destaca, contribuindo com as interlocuções arquivísticas entre os dois países. As instituições de arquivo aparecem como protagonistas na literatura da área, tanto na condição de autoria quanto de editoria, o que reitera o seu importante papel na institucionalização da Arquivologia como disciplina no mundo e no Brasil.

Palavras chave: Arquivologia. Biblioteca. Arquivo Nacional. Livro.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/53703

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasilia (UnB). Arquivista, mestre e doutora em Ciência da Informação (UnB). Realizou estágio pós-doutoral na UnB e na École Nationale des Chartes (ENC).

José Mauro Gouveia de Medeiros, Universidade de Brasília

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf) da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) pela Linha de Pesquisa "Organização da Informação" do Grupo de Pesquisa "Gestão do conhecimento em organizações públicas". Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf) Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) pela Linha de Pesquisa "Comunicação e Mediação da Informação" do Grupo de Pesquisa "Comunicação Científica". Bacharel em Arquivologia pela Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Arquivista da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2021-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos